Cable Car

O Cable Car não é apenas um meio de transporte, mas uma grande diversão em si.

Essa espécie de bonde oferece a opção de percorrer a cidade no interior de um vagão com vidros ou na sua área externa (algumas vezes, pendurado no vagão).

Uma espécie em extinção

Os primeiros bondes de São Francisco eram puxados por cavalos que, com muito esforço, conseguiam subir as íngremes ruas da cidade. Em 1873, foi testado o primeiro bonde elétrico da cidade.

Nós poderíamos considerar o cable car um sobrevivente de outra época. Esse meio de transporte coletivo esteve a ponto de desaparecer em 1947, mas os cidadãos se opuseram à sua retirada de circulação. Em 1964, o sistema de cable car foi declarado Patrimônio Histórico Nacional.

O motivo da sua quase extinção foram os elevados gastos de manutenção. Um claro exemplo disso é que a cada três meses é necessário trocar os cabos do sistema, o que representa um gasto de cerca de $20.000 por cabo.

Para ver como funciona e saber um pouco mais sobre esse curioso meio de transporte, recomendamos a visita ao Museu do Cable Car.

Linhas

O cable car tem 3 rotas que cobrem algumas das zonas mais interessantes de São Francisco:  o distrito financeiro, Nob Hill, Chinatown, North Beach, Russian Hill ou Fisherman’s Wharf

Preços

  • Adultos: $7.
  • Maiores de 65 anos: $3 (antes das 07:00 e depois das 21:00); resto do dia, $7.

Se você tem o Go San Francisco Card, você terá uma passagem gratuita por dia. Viagens ilimitadas com Muni Passport e City Pass.