Japantown São Francisco

Japantown São Francisco

A Japantown de São Francisco é o maior e mais antigo bairro japonês dos Estados Unidos. Sua rua principal é a Post Street, que ocupa seis quarteirões. 

Um olhar ao passado

No início de 1860, estabeleceram-se em São Francisco os primeiros cidadãos japoneses, que construíram santuários e abriram lojas e restaurantes japoneses.

Quando, em 1906, um grande terremoto destruiu São Francisco, o governo japonês doou 246.000 dólares à cidade para a sua reconstrução.

Ao longo dos anos, foram registrados diversos movimentos antijaponeses, com todo tipo de agressões. Em 1942, em plena II Guerra Mundial, o presidente Roosevelt assinou uma ordem executiva que expulsava “todas as pessoas de ascendência japonesa, inclusive os estrangeiros e não estrangeiros”.

São muitos os momentos na história em que os habitantes de Japantown foram tratados com extrema dureza, mas hoje em dia eles convivem em perfeita harmonia com o resto dos habitantes da cidade. 

Passeando por Japantown

O bairro japonês é uma zona tranquila e com um ambiente especial. Passear por suas ruas e conhecer sua cultura e seus moradores não tem preço.

Alguns dos lugares mais interessantes do bairro são os seguintes:

  • A Praça da Paz.
  • Japan Center, um edifício cheio de restaurantes e lojas japonesas que concentra a cultura japonesa em pleno centro de São Francisco.
  • Um belo pagode de cinco andares e 30 metros de altura, presente da cidade de Osaka. 
  • A porta de um templo da montanha, que forma a entrada de uma rua repleta de casas de estilo japonês. 

Transporte

Ônibus: linhas 2, 3, 4 e 38. (Descendo em Laguna, Buchanan ou Webster)

Lugares próximos

Fillmore Street (532 m)
Alamo Square (1.1 km)
São Francisco City Hall (1.2 km)
Asian Art Museum (1.4 km)
Grace Cathedral (1.7 km)