Golden Gate

Com 2,7 quilômetros de extensão e 227 metros de altura, a Golden Gate é uma das mais compridas e altas pontes suspensas do mundo e, principalmente, é o símbolo mais querido e representativo da cidade de São Francisco.

Antes da construção da ponte, a única forma de cruzar a baía de São Francisco era o ferry, por isso, no século XX, a baía estava obstruída pela grande quantidade de ferrys que circulavam.

A solução chegou quando o engenheiro e construtor de pontes Joseph Strauss se convenceu de que tinha que construir uma ponte para cruzar a baía. Depois de anos de dificuldades na sua construção, a Golden Gate foi inaugurada em 1937.

De onde vê-la?

A Ponte Golden Gate pode ser vista de diversos pontos da cidade, mas o melhor deles é o Mirante H. Dana Bowers (também chamado de “Vista Point”), que, além de ter uma vista privilegiada da ponte, de São Francisco e da Baía, também conta com outras atrações: 

  • Blue Star Memorial Highway: um tributo às forças armadas dos Estados Unidos. 
  • The Lone Sailor Memorial: uma estátua dedicada à infantaria da marinha, da guarda costeira e da marinha mercante.
  • Compass Rose: popularmente conhecida como “rosa dos ventos”, é uma figura utilizada para mostrar a orientação e os pontos cardeais. 

Para chegar até o Mirante H. Dana Bowers, você só tem que cruzar o Golden Gate em direção norte.

Curiosidades

Para ter uma ideia da resistência da ponte, a Golden Gate tem uma quantidade tão grande de arames formando os seus cabos que eles poderiam dar a volta ao mundo por 3 vezes.

Outra curiosidade da ponte, embora seja bastante triste, é que a Golden Gate é o lugar do mundo com o maior índice de suicídios.

Transporte

Carro privado ou excursão.

Lugares próximos

Legion of Honor (4.3 km)
Sausalito (4.5 km)
Alcatraz (5 km)
Fillmore Street (5.1 km)
de Young Museum (5.3 km)